Carta de Demissão

Ao conseguir um novo posto de trabalho, é necessário solicitar a demissão. Embora se faça verbalmente, esse pedido precisa de forma obrigatória estar normatizado através de uma carta de demissão. Mas, você sabe o que é uma Carta de Demissão e como pode ser feita? Leia o artigo abaixo e entenda.

"<yoastmark


O que é Carta de Demissão?

A Carta de Demissão é um documento que deve ser entregue ao empregador assim que o funcionário decidir pedir demissão. Esse documento deve ser escrito de maneira simples e direta. Geralmente, por alguns empregados apresentar bastante vinculo com a empresa ou ocupado cargo de confiança, a carta de demissão pode está explicando alguns motivos da saída.

De acordo coma legislação, a partir da data de informe de demissão, o empregado deve trabalhar mais 30 dias, sob pena de efetuar o pagamento de um mês de salário.

A carta de demissão deve ser feita em duas vias. Em alguns casos, pode preciso fazer uma terceira via para ser entregue ao sindicato. No momento da entrega do documento no departamento responsável, o recebedor irá assinar e datar a carta de demissão.

Esta carta deve possuir o nome completo do funcionário, CPF, número e série da carteira de trabalho.

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar no momento da elaboração da carta de demissão, como:

  • Não adicione informações pessoais;
  • Seja objetivo;
  • Antes de fazer a carta, converse com seu superior;
  • Mantenha um bom relacionamento;
  • Expresse gratidão.

Modelo de Carta de Demissão

Muitos trabalhadores não fazem ideia de como fazer a Carta de Demissão. No entanto existem alguns modelos disponíveis na internet que podem servir de inspiração ou baixados e impressos. Existem diversos tipos de modelos, como carta com e sem aviso prévio, carta de demissão simples, carta detalhada, ou menos ou mais formal.

VEJA TAMBÉM:


Carta de Demissão Simples Feita a Mão

Geralmente, as empresas pedem que a Carta de Demissão seja feita a mão. Tal medida é recomendada para que a empresa se proteja quanto a futuros processos trabalhistas, caso o empregado acuse que foi coagido a assinar uma carta de pedido de demissão. Isto porque acredita-se que seja mais difícil obrigar um trabalhador a produzir uma carta de demissão do que assinar uma.

Em caso da carta feita no computador, a fonte deve ser tamanho 12, espaço 1,5 entre as linhas e texto justificado.


Carta de Demissão com Aviso Prévio

A Carta de Demissão deve estar informando se o funcionará trabalhará ou não durante o aviso prévio. Isto porque caso a rescisão seja começada pela empresa, será ela quem determinará se o aviso prévio será trabalho ou indenizado.

Já se a demissão vier do funcionário, o empregado possui o dever de trabalhar pelo tempo estipulado pela lei ou compensar a empresa pelo período devido. Caso tenha negociação, a empresa poderá deliberar pela dispensa do trabalhador em relação ao cumprimento do aviso prévio, sem qualquer ônus para duas partes.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *