Consultar PIS Online

As siglas PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são conhecidas por estarem relacionadas a dois dos principais benefícios pagos pelo governo para os trabalhadores: abono salarial e seguro desemprego. A primeira sigla corresponde ao programa responsável pelos pagamentos dos privilégios de empregados do viés privado, ao passo que a segunda representa a organização encarregada pelo abono dos trabalhadores associados a empresas públicas. Mas neste artigo iremos falar diretamente sobre o PIS e sobre como consultar PIS online, confira!

Consultar PIS Online
Consultar PIS Online

Quem tem Direito?

Para ter direito aos benefícios garantidos pela inscrição no PIS/PASEP, o indivíduo deve atender a alguns pré-requisitos. Os principais são:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há cinco anos, no mínimo (o trabalhador não precisa necessariamente ter sido empregado durante todo esse período, mas carece que o registro tenha essa idade);
  • Ter sido informado no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), relatório exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego aos empregadores.

Além desses dois pré-requisitos necessários tanto para o recebimento do abono salarial, quanto para o embolso do seguro desemprego, o trabalhador terá direito ao abono apenas:

  • Caso ele tenha trabalhado por, no mínimo, trinta dias no ano anterior e;
  • Tenha recebido uma remuneração mensal igual ou inferior ao valor de dois salários mínimos (considera-se o valor do salário mínimo do ano em que foi executado o trabalho).

Já para que o indivíduo receba o benefício do seguro desemprego:

  • Ele deve ter sido demitido sem justa causa;
  • Ter tido suas tarefas interrompidas por paralisação do trabalhador ou ter sido impedido de exercer seu trabalho por algum órgão superior a ele.

Consulta Número do PIS

Das formas de se consultar o número de inscrição do PIS/PASEP, pode-se citar as quatro principais:

  • Pela carteira de trabalho/cartão cidadão: o número do PIS/PASEP costuma estar impresso na carteira de trabalho nas primeiras páginas. Caso a carteira tenha sido extraviada ou furtada, ainda resta a possibilidade de verificar o número de inscrição pelo cartão cidadão, caso a pessoa o tenha; o número fica impresso na frente do cartão, logo abaixo do nome do titular;
  • Pela internet: para consultas feitas pela internet, as mesmas devem ser realizadas pelo sítio eletrônico do CNIS-INSS (dataprev.gov.br). Após acessar o site, basta abrir a aba “Menu”, encontrar a opção “Filiado” e também a abrir. A página carregará um formulário, que deve ser preenchido com os dados pessoais. As informações obrigatórias requeridas são: nome do titular, número de identidade, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Os demais dados que o formulário pede, não são de preenchimento obrigatório. Feito isto, a página carregará o número de inscrição do registrado;
  • Pelo telefone: para realizar a consulta pelo telefone, pode-se telefonar, gratuitamente, para as centrais de atendimento oferecidas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Quem é inscrito no PIS deve contatar o número 0800 726 0207, enquanto os inscritos no PASEP devem telefonar para 0800 729 0001. Ambas centrais funcionam apenas em horários e dias comerciais;
  • Pessoalmente: consultas também podem ser realizadas nas agências bancárias. Os possuidores da inscrição do PIS devem se dirigir às agências da Caixa, ao passo que quem tem o número de cadastro do PASEP deve se direcionar às agências do Banco do Brasil. Para que a consulta seja feita, a pessoa deve possuir consigo o CPF e a carteira de identidade.
Consulta Número do PIS pela Caixa
Consulta Número do PIS pela Caixa

✓ Veja como funciona o PIS Inativo para quem deseja sacar o benefício

Consultar PIS Online

Consultar PIS online é muito fácil, basta acessar a página de internet da Caixa, através do link servicossociais.caixa.gov.br.

  • Deve-se abrir o link no navegador;
  • Após o mesmo ter carregado, realizar o cadastro da senha, que requisita o número de inscrição do PIS/PASEP, a senha do cartão cidadão e uma senha eletrônica, de sua preferência, para ser cadastrada.
  • Após isto, resta fazer login na página, com o número de inscrição e a senha eletrônica, para que todos os dados sejam liberados.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *