Como Tirar CPF

0
3
Como Tirar CPF
Como Tirar CPF

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) representa um dos principais registros disponíveis aos cidadãos brasileiros. Por meio do qual é possível acessar diversas informações pessoais do titular, as quais são armazenadas pelos sistemas da Receita Federal. Abaixo você poderá ter informações de Como Tirar CPF.

Este documento é requerido nas mais diversas situações, as quais variam de inscrições em concursos e vestibulares à abertura de contas em instituições financeiras, portanto, é compreensível que se torne mais necessário a cada dia possuir esse registro, por mais que ele não seja obrigatório.

Como Tirar CPF
Como Tirar CPF

Visando esta indispensabilidade, a seguir serão detalhadas as maneiras de como tirar CPF e de como emitir a segunda via do documento.

Como Tirar CPF em Locais Físicos?

O CPF emitido em locais físicos pode ser solicitado por qualquer pessoa, independentemente da idade e da nacionalidade do indivíduo. Porém, os menores de 16 anos devem estar acompanhados dos seus responsáveis.

Os principais locais conveniados à Receita Federal, nos quais é possível emitir o CPF, são as agências do:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal e;
  • Dos Correios.

Para que a inscrição nestes locais seja feita, além de ter o dinheiro da taxa de inscrição em mãos (que é de aproximadamente R$7,00), o requerente deve estar munido da identidade e da certidão de nascimento.

Como tirar primeira via CPF
Como tirar primeira via CPF

Como Tirar CPF pela Internet?

A Receita Federal possibilitou em 2012, de forma totalmente gratuita, a opção de emitir o CPF pela internet. Porém, isso é uma possibilidade apenas àquelas pessoas que possuem mais de 16 anos e que já emitiram o seu título de eleitor.

  1. Cumprindo a estes dois pré-requisitos, basta acessar o canal eletrônico da RF para que seja possível realizar o Cadastro via online.
  2. O site encaminhará automaticamente o usuário para a sua página inicial, onde se deve clicar no botão “Serviços para o cidadão”;
  3. Em seguida, acesse a sessão destinada aos CPFs.
  4. Nesta página serão dispostas todas as ações que podem ser realizadas online; para emitir o documento, deve-se clicar na opção “Inscrever no CPF”.
  5. Quando o formulário estiver devidamente preenchido, basta clicar no botão “enviar”.
  6. Se todos os dados estiverem corretos, o número do CPF e o seu comprovante são gerados.
Como tirar CPF pela internet
Como tirar CPF pela internet

O portal da Receita Federal disponibilizará um formulário que solicita os principais dados do indivíduo, tais como o:

  • Número da Carteira de Identidade;
  • Data de Nascimento;
  • Endereço;
  • Naturalidade;
  • Nome da mãe;
  • Entre outros.

O último pode ser impresso e utilizado quando o documento for requisitado – é interessante ainda plastificar esse comprovante (o que pode ser feito em papelarias) a fim de evitar o seu desgaste e o trabalho de emitir uma segunda via.

Um ponto importante a ser ressaltado é que na possibilidade de o indivíduo ter preenchido incorretamente algum dado, é extremamente importante que ele se dirija a uma das instituições associadas à RF para corrigir esse erro.

Como Imprimir o CPF?

Quando o número do CPF não for integrado à carteira de identidade, deve-se emitir o comprovante do Cadastro, já que o mesmo é solicitado em diversas situações.

É possível realizar isto por meio do website da RF; para tal, basta:

  • Acessar a sessão destinada aos CPFs;
  • Clicar em “Impressão do comprovante de inscrição”;
  • Fornecer os dados requisitados, os quais são: número de inscrição no CPF, nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor e nome da mãe.

Depois que tudo for devidamente preenchido, o comprovante de inscrição será disponibilizado para a impressão.

Devemos lembrar que o CPF é um documento muito importante, inclusive para tirar e renovar o passaporte precisamos dele.

Como Imprimir CPF
Como Imprimir CPF

Como Tirar a Segunda Via do CPF?

Desde que foi cessado o fornecimento do CPF em cartões plásticos, é possível emitir a segunda via do documento pela internet.

Porém, para requerê-la desse modo, é necessário possuir o número do Cadastro, já que ele será o mesmo para todas as vias que forem emitidas; tendo o número em mãos, basta acessar o site da Receita Federal e imprimir o comprovante de inscrição.

Na opção de não possuir o número do CPF, a pessoa deve se dirigir, munida dos seus documentos oficiais às empresas conveniadas à RF. Confira quais são os documentos:

  • RG;
  • Título de Eleitor e;
  • Certidão de Nascimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here