Como Renovar Passaporte

É de conhecimento de todos que ao retirarmos o passaporte existe uma determinada validade. Portanto, é dever de quem viaja constantemente ficar bem ligado à essa data para que não passe por nenhum perrengue, pois não existe nada pior do que resolver inúmeros problemas quando a viagem já está próxima. O melhor é que não precisa esperar o passaporte se vencer para renová-lo. Você pode fazer isto muito antes. Portanto, quer saber como renovar passaporte? Leia o artigo abaixo.

Como Renovar Passaporte
Como Renovar Passaporte

Renovação de Passaporte

Nos últimos meses várias alterações foram impostas no passaporte. Alterações estas que foram bem benéficas, tanto para cidadão quanto para os órgãos. Antigamente, a validade do passaporte era por um período de cinco anos. No entanto, com a adoção do novo passaporte esse valor foi aumentado. Na situação, passou de cinco para dez anos.

Necessariamente, não existe uma opção de renovar passaporte. O passaporte não é documento que pode ser prorrogado ou renovado. Após o vencimento é preciso fazer outro documento. Portanto, o processo será bem similar ao que você já passou quando foi retirá-lo pela primeira vez. Com a emissão de um novo documento, a numeração do passaporte também será outra.

O passaporte é documento que é exigido para toda a população brasileira que pretende viajar para um lugar internacional, que não esteja no limite do Mercosul, no caso, o Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela. Este documento possui o objetivo de identificar o cidadão brasileiro disposto às autoridades de outros países.

Veja também:

Como Renovar Passaporte

O processo de como renovar passaporte é bem similar ao processo que você passou na primeira vez para fazê-lo.  Por se tratar de um documento de grande responsabilidade, todo processo é burocrático.

Confira a seguir como renovar passaporte:

  • Primeiramente, você deve emitir a Guia de Recolhimento da União, também conhecida pela sigla GRU, na área de “emissão de passaporte” no site da Polícia Federal. Para gerar esta guia, é preciso que você preencha um longo cadastro. Este cadastro consiste em informar o número do cadastro de pessoa física (CPF), número da identidade, assim como titulo de eleitor.
  • Aos homens maiores de 19 anos, é preciso também informar o número do Certificado de Dispensa de Incorporação. Este documento comprova que você fez o alistamento no Exército.
  • Ao fim deste cadastro, é preciso que informe o local exato em que deseja ser atendido pela Polícia Federal. Informe a cidade em que vive ou também uma mais próxima, caso não tenha posto de atendimento da PF em sua cidade.
  • Só após fazer todo este processo, você poderá agendar a sua ida à Polícia Federal. Mas antes é preciso que pague o guia gerado durante o cadastro. Confirmado o pagamento, o sistema libera o calendário de agendamento. Para fazer este agendamento é preciso que informe o número do CPF, data de nascimento e também o número do protocolo da GRU.

Não existe um tempo médio de espera de agendamento. Isto pode mudar de acordo com a época do ano. Mas, é bem constante a presença de longas filas na alta temporada.

  • No dia do atendimento, é preciso que esteja com todos os documentos em mãos e chegar com antecedência. Os documentos precisam estar em boa qualidade e não rasurados. Além dos documentos, é preciso que leve o protocolo de emissão do passaporte, o guia de recolhimento e também o passaporte antigo, para ser carimbado como inválido.
  • O tempo de entrega do passaporte novo é de até seis dias úteis. Para retirá-lo é preciso que apresente um documento de identificação oficial e também a assinatura de um recibo.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *