Extrato INSS 2020 - Confira como retirar o Extrato do INSS online

Extrato INSS 2020: Consulte Extrato de Benefício INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um importante órgão do Governo Federal que recebe as contribuições de milhares de cidadãos e, em contrapartida, é responsável pelo pagamento de diversos benefícios importantes como é o caso da Aposentadoria, Auxílio Doença, Maternidade e Pensão por Morte. Uma maneira eficiente do segurado manter o controle sobre seu benefício é acompanhá-lo através do Extrato INSS, que permite o segurado da Previdência conhecer melhor a situação de seus benefícios. O Extrato INSS é um documento que possui diversas informações importantes sobre seus benefícios.

Extrato INSS 2020 - Confira como retirar o Extrato do INSS online
Extrato INSS 2020 – Confira como retirar o Extrato do INSS online

O beneficiário do INSS se precisar tem o direito de tirar o extrato dos seus pagamentos seja para conferir os dados e valores, como também apresentar como comprovante, caso seja solicitado, além de conferir a tabela INSS 2020 de pagamentos dos benefícios da previdência.

Como Consultar o Extrato INSS

É claro que existem muitos beneficiários que ainda sentem dificuldade em acessar os programas do Governo pela internet. Mas os mesmos são bem simples e ainda oferecem maior praticidade e agilidade. Pois você o beneficiário pode obter a informação que precisa a qualquer momento e no conforto de casa.

No entanto, se você não esta apto a utilizar esses programas, é possível consultar o Extrato INSS de forma presencial em uma agência da Previdência Social.

Para esta consulta você precisará apenas:

  • Cartão do benefício;
  • Documento de identificação com foto.

Extrato INSS pela Internet

Para fazer a consulta e tirar o extrato do INSS é bem simples e melhor é gratuito. Para isso, você deve:

  • Acessar o seguinte link (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/).
  • Na nova página você deverá escolher a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”.
  • Informe o número do seu Benefício (sem hifens ou pontos), a sua data de nascimento, o seu nome e o número do seu CPF (também sem pontos e hifens).
  • Digite o código de verificação que surgirá em um quadrado cinza;
  • Depois clique em “Visualizar”.

Em seguida, o sistema irá apresentar a informação desejada e se precisar poderá imprimir. Não existe limite de acesso, ou seja, você pode acessar o sistema quantas vezes precisar.

Outra vantagem de consultar o extrato INSS pela internet é que não é necessário aguardar nas filas, nem mesmo fazer o agendamento do INSS para fazer esse procedimento simples.

Extrato do INSS por Telefone

Presencialmente, o extrato do INSS pode ser obtido nos postos de atendimento, como explicado acima. Ou se preferir poderá também fazer a consulta pelo telefone. A Central de Atendimento oferece o seguinte número para ligações: 135. A ligação é gratuita.

Na hora que for ligar, tenha em mãos:

  • Seus documentos pessoais;
  • E o número do beneficio.

Os mesmos serão solicitados durante o atendimento, e dessa forma você agiliza o procedimento de consulta.

Caixas Eletrônicos

Por fim, há também como opção a consulta do benefício por meio de caixas eletrônicos nas agências bancárias. Neste caso, você só precisará utilizar o seu cartão e senha cadastrada para obter a informação desejada.

Cuidados ao Consultar o Extrato INSS

Em qualquer um dos meios disponíveis para se acessar os dados de seu benefício é importante observar e ter alguns cuidados para que não surjam problemas. Em nenhum momento revele o número do seu benefício, senha e CPF a pessoas estranhas.

Você já deve ter observado ou conhece casos em que as pessoas recebem ligações que supostamente são de um representante do Governo ou ainda recebem e-mails que seriam enviados pelos principais órgãos federais.

Entretanto, não só o INSS como qualquer outra autarquia não ligam para os seus beneficiários oferecendo a venda de produtos ou serviços e nem fazem parceria com empresas de cunho comercial. Assim como não solicitam o número do benefício e senha, tanto por ligação quanto por e-mail.

Se, por acaso, vier acontecer com você ou alguém conhecido saiba que são pessoas mal intencionadas que estão utilizando o nome do INSS para obter informações sigilosas com intuitos criminosos.

Jamais informe os seus dados. Entre em contato pelo telefone 135 para denunciar este tipo de crime, que tanto te protegerá, como também aos demais beneficiários do sistema.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *