Documentos

Cartão Cidadão 2024

Muitos não devem conhecer – principalmente quem não tem acesso aos benefícios sociais, mas o Cartão Cidadão é um documento que simplifica o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas concedido pelo Governo Federal. Com o Cartão Cidadão 2024, o contribuinte pode utilizar para recebimento de valores em qualquer instituição financeira conveniada pela Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade brasileira. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o Cartão Cidadão? Leia o artigo abaixo.

Cartão Cidadão 2024
Cartão Cidadão 2024

Conheça o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um documento destinado ao saque de benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal. A Caixa Econômica Federal é a responsável pela emissão, distribuição e gerenciamento desse cartão.

Todos os postos de atendimento de agências bancárias da Caixa estão aptos a aceitar o documento, sendo o mesmo utilizado para:

  • Consulta de Calendário PIS;
  • Emissão de extrato;
  • Saques.
Cartão Cidadão
Cartão Cidadão

No caso de beneficiários do Governo que já possuam conta corrente na Caixa, não há necessidade de possuir o cartão cidadão, pois o valor do benefício é debitado diretamente.

Quem tem Direito

Segundo a Caixa Econômica Federal, quem determina o cidadã que tem direito ao Cartão Cidadão 2024 é o Ministério do Trabalho.

Ou seja, quem recebe o cartão são os trabalhadores registrados em carteira, como:

  • Trabalhadores que tem rendimento do PIS;
  • Quem recebe o Abono Salarial;
  • Quem possui FGTS provisionado;
  • Trabalhadores que recebem parcelas do Seguro Desemprego.

Como Fazer Cartão Cidadão

Existem várias formas de solicitar o Cartão Cidadão 2024, seja presencialmente ou por meio do telefone. Embora pareça complicado, o processo consiste em poucas etapas.

  • O Cartão Cidadão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal espalhada em território brasileiro ou também pelo telefone 0800-726-0207.
  • Para o atendimento, é necessário que o contribuinte tenha em mãos documentos pessoais e a sequência numérica do NIS.
  • Após a solicitação, o Cartão Cidadão será remetido para residência do beneficiário, ou também pode ser retirado pessoalmente numa agência mais próxima.
  • Com o Cartão Cidadão em mãos, é necessário realizar o cadastramento da senha para poder receber os valores dos benefícios.
  • A senha do Cartão Cidadão deve ser cadastrada numa lotérica ou numa agência da Caixa. Na ocasião, o beneficiário deve previamente realizar a impressão do termo de responsabilidade e leva-lo. O documento pode ser baixado no site oficial da Caixa e deve ser assinado na frente do atendimento da agência ou lotérica.
Como Fazer Cartão Cidadão
Como Fazer Cartão Cidadão

Documentos Necessários

O Cartão Cidadão é um serviço destinado a todos os cidadãos que recebem benefícios sociais do Governo Federal, como abono salarial, seguro Desemprego, rendimento do PIS ou FGTS. Para fazer esse cartão, o contribuinte deve ter alguns documentos. São eles:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Passaporte;
  • Carteira Funcional.

Esses são apenas alguns documentos solicitados. O ideal é que, caso tenha dúvida sobre isso, ligue para central de atendimento da Caixa, que atende pelo número 0800 726 0207.

Consulta Saldo Cartão Cidadão 2024

Para simplificar o cotidiano dos usuários do Cartão Cidadão 2020, a Caixa Econômica Federal possibilita a consulta ao saldo do cartão pela internet. Para tanto, basta apenas que tenha alguns documentos em mãos.

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo endereço eletrônico: acessoseguro.sso.caixa.gov.br.
  2. No formulário de login, preencha as seguintes informações:
    • CPF, NIS ou E-mail;
    • Senha.
  3. Após o preenchimento, clique em ‘Não sou um robô’ e, em seguida, em ‘Acessar’.
Consulta Saldo Cartão Cidadão
Consulta Saldo Cartão Cidadão

Como Recuperar Senha

A recuperação da senha do Cartão Cidadão deve ser feita numa das agências da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua residência. Diferente da solicitação da primeira senha, o ato de recuperar não pode ser feito por meio da internet ou telefone, apenas presencialmente.

Ao dirigir-se até uma agência bancária para recuperação da senha do cartão cidadão 2024, o beneficiário deve possuir alguns documentos pessoais, como:

Recuperar Senha
Recuperar Senha

Na ocasião, a recuperação da senha pode ser solicitada no balcão de atendimento.

Como Tirar 2 Via Cartão Cidadão

Caso tenha perdido o Cartão Cidadão, o beneficiário poderá realizar a solicitação da segunda via por meio da central de atendimento da Caixa: 0800 726 0207. A ligação é inteiramente gratuita e é preciso que esteja com alguns dados em mãos, como:

  • Número do NIS;
  • CPF e;
  • RG.
5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *